Amamentação na prática

Amamentação: a consultora Aline Oliveira tira as principais dúvidas

Quando falamos em amamentação é comum que muitas dúvidas venham à cabeça, especialmente se você for uma mãe de primeira viagem. O índice de amamentação do Brasil é de apenas 54 dias, enquanto a OMS recomenda que o período seja de pelo menos 6 meses. Profissionais da área atribuem o baixo índice à falta de informação. Pensando em como oferecer mais informação para que os pequenos cresçam mais saudáveis, a Espevitados convidou a consultora de amamentação Aline Oliveira para tirar as principais dúvidas sobre o assunto.

O que é o trabalho de consultoria em amamentação?

Embora exista uma ideia geral de que a amamentação é algo instintivo e que acontece espontaneamente, muitas mulheres enfrentam dificuldades no processo e não conseguem amamentar da forma ideal. A consultora de amamentação traz informação e técnicas para facilitar e fortalecer esse vínculo entre mamães e bebês.


Posso me preparar para a amamentação durante a gravidez?

A única forma de se preparar para a amamentação durante a gravidez é buscando informação. Muito se fala em causar atrito nos seios, em hidratação, em estimular os seios com as mãos, mas a verdade é que nada disso é recomendado, justamente pelo fato de que o próprio corpo se prepara para esse momento. Quais são as mudanças nos seios na amamentação?

O volume dos seios aumenta, essa parte do corpo fica mais vascularizada, deixando as veias mais aparentes, a auréola escurece e o mamilo pode começar mudar um pouco de formato. Na auréola algumas bolinhas ficam mais evidentes, são as glândulas de Montegomery, com a função é hidratar todo o mamilo.



O formato do bico interfere na amamentação? O formato do bico é formado depois que se inicia a amamentação, há uma mudança no formato para que ele se adapte à boca do bebê. É como dizer que o próprio bebê cria o formato ideal para ele e por isso, mão importa o formato do seu bico: plano, invertido ou protruso. Posso estimular a produção de leite durante a gestação? Não é possível estimular a amamentação durante a gravidez: os hormônios necessários para iniciar a produção de leite só percorrem o corpo a partir do momento do nascimento do bebê, na saída da placenta. O que é o colostro?

O colostro é o primeiro leite produzido pelo corpo após o nascimento e dura até 5 dias. Ele funciona como a primeira vacina do bebê e tem todos os nutrientes que o bebê precisa para seu primeiro momento

de vida. Ele é um líquido mais ralo que o leite maduro e é produzido em menores quantidades – o bebê precisa de apenas 5ml a cada mamada devido o tamanho do seu estômago. Algumas mães notam a produção do colostro ainda durante a gravidez, é comum mas não é esperado antes do nascimento.


Qual pomada deve ser usada durante o período de amamentação?

Nenhuma. É muito comum ver mães saindo da maternidade com a receita para compra de pomada, normalmente de lanolina. A verdade é que não existem evidências científicas que a pomada possa ser benéfica, mas por outro lado, ela pode atrapalhar a amamentação, pois, torna a pele mais escorregadia, dificultando a pega do bebê. Para saber mais, inclusive sobre como estimular a pega do bebê, sobre a troca de seios, sobre uso de mamadeiras e chupetas, extração do leite e muito mais, assista a live em nosso IGTV em nosso perfil: @espevitados

Um beijo, Redação Espevitados

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo