COMO ESTIMULAR A AUTONOMIA INFANTIL



Para nós, mães, os filhos nunca crescem e se deixarem, fazemos tudo para eles. Mas, é muito importante estimular a independência e a autoconfiança desde cedo para o amadurecimento cognitivo.

Os pequenos têm naturalmente dentro de si o interesse pela busca de soluções e descobertas. Deixe as crianças tentarem solucionar pequenos problemas do dia-a-dia e tomarem pequenas decisões, como, por exemplo, pegar algo que não está fácil, subir no sofá se ainda não consegue, escolher uma roupa ou se vestir sozinho, você vai se surpreender com o que eles são capazes!


É claro que, o auxílio e estímulo dos pais são de extrema importância, para eles conseguirem realizar e se desenvolver, por isso, esteja sempre ao lado ensinando e estimulando.


Abaixo temos algumas dicas para trazer a autonomia para dentro de casa:


- Assim como as frutas, deixe o bebedouro de água à altura da criança com seu copinho sempre por perto;


- Informe-a sempre sobre o que ela precisa fazer e sobre o que você está fazendo com ela: “Você precisa tomar banho, agora vou te dar um banho.”, “Você precisa trocar a fralda, agora vou trocar a sua fralda.”.


Resumidamente, o que você precisa fazer é ter paciência, esperar e apoiar. Se posicione em segundo plano, como um observador, um auxiliador e deixe a criança tentar e realizar. Apenas admire seu filho fazer coisas que você o achava incapaz!


E não se esqueça, volte para nos contar como foi e está sendo a sua experiência!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo