Hora do banho: dicas para relaxar e se divertir

Os primeiros banhos do bebê são momentos em que o pai e a mãe criam uma relação especial de proximidade com os filhos. É um vínculo muito importante que se cria nessa fase, por isso vale todo cuidado para que seja feito com muito carinho e atenção, deixando o bebê confortável e relaxado.





Para manter o bebê calminho durante o banho, cuide para que a temperatura da água esteja sempre ideal. Seja em banheira tradicional, balde ou ofurô, os dias mais quentes pedem uma água mais morna, em torno dos 37˚C. Lembre-se de verificar a temperatura com o dorso da mão ou um termômetro específico. Em dias mais frios, a temperatura pode variar entre 37,5˚C e 37,8˚C. Confie na reação do bebê, aumente ou diminua a temperatura até que ele esteja mais tranquilo.


Para que os pequenos se sintam ainda mais relaxados na hora do banho, deixe o local com um cheirinho mais gostoso com a ajuda de aromatizadores de ambiente. Dê preferência para essências mais suaves e naturais. Outra coisa legal que pode ser feita é uma massagem. A shantala é uma massagem indiana ótima, normalmente realizada com o bebê deitado sobre as pernas da mãe, que fica sentada ao chão com as costas apoiadas. Se quiser, use um óleo natural nas mãos para tornar a massagem mais suave.


E conforme os filhos vão crescendo, começa a resistência em enfrentar a hora do banho. Para que esse momento com as crianças se torne mais agradável, vale começar tomando o banho juntos, mostrando o quanto é importante cuidar da higiene pessoal a partir do seu próprio exemplo. Faça a transição da banheira para o chuveiro aos poucos, começando com duchas e chuveirinhos com jatos menos intensos.


Separe os brinquedos (resistentes à água) favoritos para levar para o banho, assim a criança fica mais estimulada a começar. Incentive-a a cantar e se expressar como quiser, aproveitando esse momento também para extravasar. Penteados no cabelo com espuma e desenhos no vapor do box são sempre divertidos e estimulam a imaginação da meninada. Quando terminar, não esqueça de deixar a toalha e o roupão sempre por perto.


Gostou das dicas? Então compartilhe com as mamães da sua rede!


Um beijo,


Redação Espevitados


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo