Introdução Alimentar BLW: Autonomia e Diversão


Aos seis meses de idade, o bebê já está pronto para começar a receber outros alimentos além do leite materno. A prática de introdução alimentar BLW (numa tradução livre: desmame guiado pelo bebê), consiste no processo de apresentar os alimentos e iniciar a rotina de alimentação com dinamismo, estímulo e independência do bebê, apresentando e entregando nas mãozinhas do neném os alimentos em pedaços maiores, sem amassar em forma de papinha.


Entre as inúmeras vantagens da prática de introdução alimentar BLW, podemos mencionar:


A liberdade de explorar Ao receber os alimentos em mãos, em suas formas naturais e diferentes texturas, o bebê terá mais facilidade em aprender os nomes desses alimentos e das cores, por exemplo. Além de também conseguir diferenciar sabores e brincar bastante com a comida em mãos, estimulando o sensorial do bebê.


Educação alimentar Ao ter contato direto com o alimento, o bebê pode sentir por si próprio quando já está satisfeito. Assim, ele pode parar quando sentir que deve ou continuar se ainda está com fome. Isso ajuda o autoconhecimento do bebê, já que ele aprende a respeitar seus limites. É uma ótima oportunidade para introduzir na alimentação do bebê alimentos saudáveis, assim fazendo com que desde cedo ele já aprenda a gostar de comer bem.


Estímulo motoro Uma vantagem muito legal da prática BLW, é que estimula o bebê na coordenação motora, já que ele mesmo pega o alimento e descobre a melhor maneira de levar até a boca, ajudando no desenvolvimento das habilidades motoras.


Mas atenção, é importante realizar esse processo com acompanhamento pediátrico e, em casa, estar sempre supervisionando o bebê durante a experiência, para evitar engasgos e acidentes. A introdução alimentar BLW pode ser muito divertida, então não se preocupe: a bagunça provavelmente vai acontecer, mas o seu bebê vai adorar a independência!


Um abraço virtual, Redação Espevitados! <3

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo