Mãe de Primeira Viagem: tudo sobre os primeiros dias de vida do bebê

O bebê nasceu, e agora? O que deve ser feito? Quais são os cuidados que uma mãe de primeira viagem deve ter? Neste artigo, falaremos tudo sobre os primeiros dias após o parto e daremos dicas importantes que uma mãe de primeira viagem precisa saber sobre os primeiros dias de vida do bebê. Acompanhe!



Os primeiros dias do bebê

Saindo da maternidade, hora de começar a vida com o seu bebê! Você passará por diversas experiências novas e interessantes. Mas não se preocupe, o bebê dorme – e muito! E é sempre entre os banhos, mamadas e trocas de fralda. Esse ciclo de sono normalmente vai até o terceiro mês de vida do bebê. Pode parecer uma eternidade esse começo; porém passa, e passa rápido! Enquanto esse tempo de sono não chega, é importante ter atitudes que façam com que o bebê consiga distinguir o dia da noite.

Exames importantes

Antes de o bebê ir para casa, o recém-nascido deve passar por alguns exames para evitar problemas, garantindo a qualidade de vida desde o início.

Esses testes são conhecidos como triagem neonatal, que podem diagnosticar possíveis desordens. Os exames importantes que um recém-nascido deve fazer são:

  • Teste do pezinho: este é o teste mais conhecido, feito a partir da coleta de algumas gotas de sangue retiradas do calcanhar do bebê, 40 horas após o parto. Avalia desordens metabólicas, como a fibrose cística, o hipotireoidismo e a anemia falciforme.

  • Tipagem sanguínea: como o nome já diz, é um teste que avalia o tipo sanguíneo do bebê.

  • Teste do olho, da língua e da orelha: o teste do olho verifica se há alguma alteração oftalmológica mais grave; o da língua verifica se há freio (o que causa língua presa e compromete na amamentação); e o da orelha avalia se há surdez severa ou profunda.

  • Teste do coração: verifica se há doenças cardíacas que podem até ser genéticas. O teste é realizado com um aparelho colocado na mão direita e no pé esquerdo, medindo a concentração de oxigênio no sangue.

Dicas importantes para mãe de primeira viagem

Abaixo, listamos as dicas mais importantes sobre os primeiros dias de vida do bebê. Confira:

A amamentação

Inicia-se já na sala de parto. Mesmo que ele não sugue nesse momento, o fundamental é estimular esse contato, pois torna a amamentação mais fácil. No período de amamentação, a mãe deve se alimentar da forma mais saudável possível, principalmente ingerindo bastante líquido – sucos e água, sobretudo.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam que a amamentação seja oferecida até os seis meses. Por mais que tenha que voltar a trabalhar antes desse período terminar, é possível tirar o leite para garantir a saúde dele.

Visitas restritas

É recomendado evitar visitas o tempo todo no primeiro mês de vida do bebê. Caso queira receber alguém, é preciso se certificar que esteja saudável e que a visita dure 15 minutos, no máximo.

O banho

É importante deixar tudo perto quando for dar banho no bebê, como sabonete líquido de glicerina hipoalergênico, toalha, algodão, fralda e a roupa. A água deve estar em 36 graus Celsius!

Troca de fraldas

Na hora de fazer a troca de fraldas, é importante evitar lenços umedecidos, pois contêm químicas que podem causar irritação na pele do bebê.

Banhos de sol

Os banhos de sol devem ocorrer após a primeira consulta com o pediatra e devem ser de no máximo 15 minutos por dia, até às 10 da manhã e depois das 15 até 17 horas.

Cólicas: e agora?

A partir da terceira semana de vida do bebê, as cólicas intestinais podem surgir – e é normal ele chorar com o incômodo. Para aliviar as dores, você pode fazer massagens que o pediatra lhe ensinará e, se for necessário, medicamento prescrito.

Gostou do artigo sobre como são os primeiros dias do bebê e cuidados que mãe de primeira viagem deve ter? Deixe o seu comentário e se inscreva em nossa newsletter! ;D

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo