O papel dos avós na maternidade


A chegada de um netinho ou netinha na família é com certeza um motivo de felicidade para todos. E para os mais novos avôs e avós não é diferente, conhecer os filhos dos próprios filhos é uma realização imensurável!





Existem relações entre mães e avós que sofrem algumas rusgas no início, principalmente com as mães puérperas e avós de primeira viagem. Na ânsia de querer o melhor para as crianças, acabam entrando em discussões com palpites exagerados e opiniões antiquadas. Por isso o diálogo saudável e respeitoso será fundamental nesse período.


Avós precisam ter clareza que a chegada dos netos não significa reviver a própria maternidade. Essa será uma experiência totalmente diferente e a palavra final sempre será da mãe. Ajudas e conselhos são, além de bem-vindos, necessários para apoiar os pais nesse momento novo de cuidar de um recém nascido. Porém é importante não interferir em suas escolhas e respeitar suas vontades. Fazendo isso, a mãe vai se sentir muito mais segura em confiar os cuidados do seu bebê aos avós, dando espaço para que eles criem um vínculo singular e convivam bem por toda vida.


A confiança dos pais nos avós será essencial na vida das crianças. Como falamos, a autoridade maior ainda é com a mãe e o pai, mas certa flexibilidade também se faz necessária em algumas ocasiões. Conforme os filhos vão crescendo, eles saberão que a casa dos avós é como o seu segundo lar e que ali é um lugar que eles sempre estarão acolhidos.


Além disso, proporcionar uma boa relação entre avós e netos faz um bem enorme para os idosos. A chegada dessa nova vida faz com que muitos renovem suas energias e se cuidem mais para estar sempre por perto acompanhando o crescimento dos pequenos. Um avô e um neto conectados têm a auto-estima fortalecida através dessa ligação.


As crianças que convivem com os avós desde pequenos se divertem muito, pois é um momento de quebra da rotina habitual e também de um espaço em que eles estão "livres" dos pais. Este contato também proporciona diversos aprendizados para os pequenos, que se aproximam mais de sua origem e conhecem histórias que fazem parte de sua ancestralidade.


Em uma relação familiar em que existe amor e respeito entre todos, as crianças só terão a ganhar. E por elas qualquer esforço e toda dedicação vale a pena!


Gostou do texto? Compartilhe com os avós dos seus filhos ou com os pais dos seus netos.


Um abraço,


Redação Espevitados


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo