Tudo sobre hormônios



Hormônios são mensageiros que coordenam e controlam a função das células e dos órgãos do nosso corpo.

Na gravidez, os hormônios desempenham um papel ainda mais importante porque ajudam a proteger e nutrir seu bebê e preparar seu corpo para o parto e o que vem depois dele: a maternidade.

A cada trimestre você passará por uma montanha russa de mudanças físicas e emocionais. Só quem viveu sabe!


Com esse sobe-e-desce de hormônios, seu corpo e suas emoções são afetados de inúmeras formas.

Por exemplo, pouco tempo depois do óvulo se fixar na parede uterina, a placenta começa a se formar e seu corpo começa a produzir o hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG) - esse hormônio te ajuda a produzir estrogênio e progesterona ao mesmo tempo em que te presenteia com o famoso "brilho da gravidez".

Esse é um dos principais hormônios da gravidez que seu corpo produzirá no primeiro trimestre e a quantidade de hCG dobrará no intervalo de poucos dias nessas primeiras semanas. O estrogênio e a progesterona auxiliam na formação do revestimento de seu útero, aumentando o fluxo sanguíneo na área da pélvis e dos seios e relaxando os músculos uterinos. Esses também são os hormônios responsáveis pelas intensas emoções e alterações de humor que você talvez experimente durante sua gestação. Durante os estágios finais da gravidez, um hormônio chamado Relaxina prepara seu corpo para o trabalho de parto. Ele ajuda a relaxar os ligamentos e as articulações na área pélvica, para que sua pélvis possa se expandir durante o parto. Chamado de “hormônio do amor e da confiança”, o papel da Ocitocina é o de promover a criação de laços entre mães e seus filhos. A Prolactina é responsável por dar início à produção do leite materno - seu corpo libera esse hormônio durante e após a gravidez. Ele inicia e aumenta a produção, mas o próprio ato de amamentar ou retirar o leite faz com que o corpo libere ainda mais hormônios, aumentando, por sua vez, a produção do leite. Por todo o respeito à natureza, como conselho, dizemos: separe algum tempo para aprender sobre tudo o que está acontecendo dentro de você e como esses mensageiros estão colaborando para que todo o processo aconteça da forma mais natural possível. Se puder, divida essas informações com quem te acompanha, pois assim, essas pessoas são capazes de te dar apoio em cada passo dessa caminhada!

Um abraço virtual, Redação Espevitados! <3


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo