Você já parou para pensar no que está acontecendo aí dentro?

Sentir os primeiros chutes e espreguiçadas dentro da barriga é certamente um dos momentos mais emocionantes, mas você já se perguntou o que de fato acontece?


O bebê começa a se mexer desde o primeiro trimestre e essa movimentação toda pode ser observada nas ultrassonografias.

Alguns desses movimentos são resultado da formação do sistema nervoso periférico, como abrir as mãos, mexer os dedos, abrir e fechar os olhos. Até as atividades metabólicas, como ingerir, processar o líquido amniótico e produzir mais por meio dos sistemas digestivo e urinário são atividades intrauterinas importantes - por mais que ainda não sejam sentidas pela mãe.


A partir do segundo trimestre é natural sentir o bebê esticando as pernas e os braços, se acomodando ou até mesmo girando. Essa é a fase onde acontece o ápice das movimentações do seu bebê, onde o desenvolvimento está a todo vapor dando espaço para muitas estripulias dentro de você!

À medida que nos aproximamos da vigésima semana, o bebê começa a desenvolver a audição e é capaz de captar sons externos. Ou seja, por mais que não pareça, seu bebê está percebendo tudo o que se passa fora da sua barriga. Não é incrível?


Dependendo do que você se alimenta, seu bebê recebe uma carga extra de energia que colabora com esse balé aquático que a gente adora acompanhar!


No último trimestre seu bebê continua crescendo, podendo dobrar de tamanho até as últimas semanas.

Inevitavelmente começa a faltar espaço para todos aqueles movimentos de quem está chegando no mundo com vontade.


Seu bebê também começa a desenvolver ciclos de sono-vigília e pode ser que você comece a perceber quando ele está acordado e se movendo e quando está dormindo e quieto.

É nessa fase também que esse bebê, que antes não sabia muita coisa, aprende a chupar o dedo e fazer movimentos com a boca, o que é um ótimo treinamento para sair sabendo mamar instintivamente.


O corpo é sábio e seu bebê também!

É muito gostoso entender o que acontece dentro de você enquanto você fabrica um ser humano, mas nada se compara ao momento em que vocês se encontram!

Desacelere, se cobre menos e curta o momento!


Um abraço virtual,

Redação Espevitados! <3


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo